Mesa e Objeto: Ode à natureza, um jantar japonês minimalista
By Luiza Soares 0 on Mesa e Objeto: Ode à natureza, um jantar japonês minimalista1 min read
A mesa de jantar tradicional japonesa é minimalista e disposta com atenção meticulosa aos detalhes. Artesanato, delicadeza, beleza e harmonia têm papéis importantes a desempenhar. Essas qualidades refletem-se na escolha dos materiais utilizados na decoração da mesa, que podem incluir madeiras, cerâmica e tecidos naturais assim como na paleta de cores, que tende a consistir em tons naturais.
Essa atenção meticulosa aos detalhes é desencadeada por outra tradição japonesa: wabi-sabi ou a celebração do imperfeito. A noção de que a imperfeição deve ser elogiada é sustentada pela aceitação de que a verdadeira beleza do mundo natural não reside em sua uniformidade mas na falta dela.
Esteticamente, o wabi-sabi pode ser identificado pelo minimalismo, pelo que é rústico, assimétrico, irregular, artesanal, bem como pelo uso de objetos naturais, brutos, como madeira, pedras, metais e plantas resultando em ambientes que transmitem um clima intimista, de aconchego e modesto, apesar de rico em sensações.