Inaugurada em Belo Horizonte, ocupando o precioso Palácio das Mangabeiras, a 27ª edição da CasaCor Minas abriga o trabalho de notáveis profissionais da Arquitetura e do Design. A mostra recebe os visitantes de terça a domingo, até o final do mês de Setembro. Junto aos diversos ambientes decorados, intervenções artísticas e programação musical, a gastronomia figura como um atrativo de peso e abre espaço para a participação d’O Ateliê de Cerâmica na CasaCor Minas 2022.
O Restaurante
Projeto do chef Onildo Rocha com o designer Gustavo Greco, o restaurante O Chef e O Cabra oferece uma investigação da cultura nordestina em pratos deliciosos e marcantes. Hospedado elegantemente no espaço projetado pela arquiteta Sarah James, o restaurante conta ainda com um luxuoso jardim de cactáceas. O paisagismo executado pelo biólogo Wanderlan Pitangui remete ao rico bioma da caatinga.
As Cerâmicas
Produzimos a totalidade das louças utilizadas no restaurante especialmente para a ocasião. Para isso, partimos de desenhos testados pela nossa equipe em colaboração anterior com o chef para compor um arranjo novo. Com ricas possibilidades de uso e priorizando traços fortes, alinhamos a cerâmica à identidade visual do projeto que tem como norte o Movimento Armorial.
Por seu desenho, destacam-se as cloches de cerâmica escura que podem ser montadas em modelos diferentes de pratos. Além de promoverem a inércia térmica, elas enaltecem o gesto de revelação do prato à mesa. Nesse sentido, trata-se de um objeto torneado com delicadeza para resultar em uma peça leve com vocação para outros usos decorativos.

Inspirados pela gastronomia e pelo sotaque do chef paraibano Onildo Rocha, também formulamos uma nova composição mineral para o acabamento das peças utilitárias d’O Ateliê de Cerâmica na CasaCor Minas 2022. Batizado de “Sertão”, o vidrado mistura nuances de branco, rosa e amarelo, e compõe um novo acervo acolhedor e vibrante que integra a partir de agora as nossas coleções.



Acreditamos que a valorização da cerâmica artesanal e sua utilização mais frequente em restaurantes são uma oportunidade valiosa. Trabalhando com chefs tão competentes, conseguimos demonstrar a qualidade alcançavel em um processo 100% artesanal. Dessa forma, atentamo-nos não apenas ao potencial expressivo e artístico mas também a funcionalidade, segurança e resistência dos objetos. Definitivamente, a utilização da cerâmica esmaltada (cuja porosidade é impermeabilizada pelos vidrados no processo de queima) para servir comida é incomparável a qualquer outro material em todos esses quesitos.

Portanto, visite a CasaCor e não deixe de experimentar o menu d’O Chef e O Cabra. Quem sabe não nos encontramos por lá e continuamos essa conversa acompanhados de um drink que mistura cajá com cajú? Você também pode adquirir novas criações do Ateliê nas cores Sertão e Cerrado através da nossa loja virtual clicando aqui.
